Inicialmente para cadastrar uma empresa, o usuário deverá clicar na opção do menu Cadastros -> Empresa. Após abrir a página de empresa, clicar no botão Cadastrar. O usuário deverá cadastrar uma empresa de cada vez para posteriormente associar seus respectivos certificados digitais, conforme figura abaixo. Veja Associar Certificado Digital.
Na tela de Empresa o usuário deverá clicar no botão Associar Certificado. Ao pesquisar e selecionar do(s) registro(s) desejado (s) ele poderá associar um certificado a uma ou mais empresas que possua, conforme figura abaixo.
Para realizar exportação para o DMS, o usuário deverá clicar na opção de Menu Documento Fiscal -> Monitor de NF de Entrada. Após o usuário pesquisar e selecionar o (s) registro (s) desejado (s), deverá clicar no botão Exportação DMS, conforme figura abaixo.
Para realizar Download XML ou DANFE, após o usuário pesquisar e selecionar o registro desejado, deverá clicar no botão Download , conforme figura abaixo.
Para Realizar Manifestação, o usuário deverá clicar na opção de Menu Documento Fiscal -> Monitor de NF de Entrada. Após o usuário pesquisar e selecionar o (s) registro (s) desejado (s), deverá clicar no botão Situação e selecionar a opção desejada: Efetuar Ciência da Operação, Efetuar Confirmação da Operação, Desconhecimento da Operação ou Operação Não Realizada, conforme figura abaixo.
O botão Consultar, além de fazer a consulta normal das notas que já estão gravadas no Portal XML também vai verificar na SEFAZ a nota correspondente a chave informada no campo Chave Eletrônica. Se a nota não existe no Portal XML, deverá buscar a informação na SEFAZ. Caso a nota já esteja baixada, a nota será apresentada em tela. Se a nota já estiver disponível na SEFAZ para download, será baixada e armazenada no Portal XML. Caso a nota não esteja disponível na SEFAZ será retornada a mensagem: A SEFAZ ainda não disponibilizou o XML desta nota para download.
OBS: A consulta deve ser feita pela chave da nota. Só é possível consultar uma nota por vez.